sábado, 18 de agosto de 2007

Passeio pelos Saberes na Catedral de Laon (1210-1230)


Laon 1: a Teologia
Figura feminina entronizada, com livro aberto e fechado (a Sagrada Escritura), bastão e escada de acesso ao conhecimento.
A identificação da alegoria parece suscitar algumas dúvidas junto dos estudiosos. Em nossa opinião, não se trata da Filosofia, uma vez que na Catedral de Laon o programa decorativo dos saberes não se cinge às Septem Artes Liberales, enquanto curricula das Faculdades de Artes Liberais ou Escolas Menores. O ensaio decorativo proposto pelos mestres escultores de Laon é bastante mais abrangente, convocando também disciplinas das Escolas Maiores ou Faculdades Maiores, como a Medicina. Em tais casos, quando se curava de representar o conjunto geral dos Saberes, não sobram dúvidas quanto à indiscutível primazia da Teologia sobre todas as disciplinas e Faculdades de cada Alma Mater Studiorum.
A representação do livro aberto e fechado é muito curiosa e pertinente, sobretudo se lembrarmos que tal dispositivo era usado no ritual de ordenação dos bispos, nas investiduras de doutores e em algumas tomadas de posse de reitores

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial