sábado, 20 de outubro de 2007

Velório dos bispos
A preparação do corpo dos bispos, velório e inumação, deveria seguir um conjunto de normas bastante rígidas, codificadas pela Igreja Católica desde o Concílio e Trento e sucessivamente reeditadas no "Cerimonial dos Bispos" até à clássica impressão de 1752.
Cuidadosamente limpos e vestidos com os trajes pontificais e insígnias (mitra na cabeça, báculo sobre o corpo, luvas verdes, anel no dedo), o corpo era exposto em câmara ardente rodeada de tocheiros. Aos pés do esquife repousaria o chapéu pontifical verde, com cordões e borlas de seda, que se fazia transportar atrás do sarcófago durante o cortejo fúnebre.
No caso dos cardeais romanos, o galero escarlate também obedecia ao mesmo protocolo, mas após a inumação deveria ser supenso do tecto da catedral, sobre a arca tumular.
[gravura extraída da obra "Caeremoniale Episcoporum", edição de 1752, vertida em francês no texto "Le Cérémonial des Évêques", Livre Second, Chapitre XXXVIII, versando rubricas como doença, morte, funeral, sepultamento, disponível on line em http://www.ceremoniaire.net/office_divin/caer_esp_1/-40k]

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial