quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Palais de Tokyo
França, pavilhão da Expo Universal de 1937 em Paris. Eis um bom exemplo da aplicação do classicismo monumental num país democrático europeu de finais da década de 1930.
O projecto foi assinado por uma equipa constituída por quatro autores, Jean-Claude Dondel (1904-1989), André Aubert, Paul Émile Viard e Marcel Dastugue (1881-ca.1960), e oficialmente inaugurado no dia 24 de Maio de 1937. A colaboração artística prestada por Antoine Bourdelle faz com que, por vezes, aquele escultor surja referenciado como co-autor da obra.
Conjuntamente com a Guerra Civil de Espanha, a "Exposition Internationale des Arts et Techniques" de 1937 constituiu uma espécie de segundo campo de ensaios para o arranque do conflito mundial, ali se tendo enfrentado ameaçadoramente pavilhões robustos e colossais (ex: o frente a frente da URSS/Alemanha nazi).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial