quarta-feira, 21 de novembro de 2007


Piacentini
O arquitecto italiano Marcello Piacentini (1881-1960) com o grande uniforme "napoleónico" de «accademico d'Italia»: casaca bordada a ouro, calça avivada, espada, bicórnio emplumado e capote militar com gola de bico e forro de setim.
Piacentini exerceu forte sedução junto de projectistas e políticos ao longo da década de 1930. Mais do que qualquer outro seu contemporâneo, Piacentini encarnou e traduziu plasticamente a ideologia do regime fascista italiano. Por volta de 1930 a Itália de Mussolini começara a dar que falar nos jornais e revistas ilustradas ocidentais graças ao lançamento de empreitadas de grande envergadura como as auto-estradas e as suas "áreas de serviço".
O Ministro das Obras Publicas de Oliveira Salazar, Duarte Pacheco deixou-se seduzir pelas realizações italianas e incutiu esse gosto aos seus directos colaboradores e discípulos. O conhecimento da obra dos italianos realizava-se através de agentes diplomáticos, investigadores universitários, leitura de revistas de propaganda, aquisição de livros e manuais, jornais e visitas de estudo.
Nas décadas de 1930-1940 a Itália de Mussolini transforma-se num poiso de visita obrigatória e como tal era citada em relatórios, memorandos, anteprojectos arquitectónicos e notas curriculares solicitadas pelos serviços de Estado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial