Virtual Memories
sábado, 15 de setembro de 2007
Ex-Votos
Crânios, braços e pernas em cera, São Salvador da Bahia, Brasil.
Portugal, o Brasil e o México possuem riquíssimas colecções de arte «naif» e artefactos populares ligados a crenças religiosas que associam determinados males físicos e psíquicos a nomes de santos católicos.
A panóplia de santos invocados, por cujos nomes se fragmentam virtudes que as civilizações clássicas concentravam em Esculápio e Higyeia, é quase incontável: São Erasmo (dores do ventre), São Brás (garganta, asfixia), São Peregrino (cancro), São Tomé (cegueira), São Paulo (mordeduras de reptéis), São Humberto (cólera), São Nothaar de Gales (crianças doentes), São Valentim (desmaios, epilepsia), Santo Onofre (alcoólicos anónimos), São Camilo de Lelis (enfermos), São Roque e São Sebastião (epidemias, contágios, peste), São Giles (deficientes físicos), Santa Apolónia (dentes), Santa Dinfna (doenças mentais), Santo Antão (eczemas), Santa Viviana (epilepsia), São Cosme e São Damião (doenças genéricas), Santo Antonino de Florença (febres), Santa Luzia (olhos), São Fiacre (hemerróides), Santa Rita de Cássia (infertilidade), Santo Egídio (loucura, pânico), Santa Ágata (seios, queimaduras), São Zacarias (mudez), São Estanislau (ossos), São Osmundo (paralisia), Santa Margarida (partos difíceis, doenças renais), São Tiago Maior (reumatismo).
O culto mariano também reflecte, ao nível da cultura popular, a relação entre o medo da doença, a presença da dor e a crença religosa católica ao longo dos diversos ciclos da vida: Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora do Bom Parto, Nossa Senhora da Boa Morte, Nossa Senhora do Leite, Nossa Senhora do Ó...
Aguns endereços relativos a Ex-Votos:
-http://www.fundaj.gov.br/ (Fundação Joaquim Nabuco, Brasil);
-http://www.revistamuseu.com.br/ (Sala dos Milagres do Santuário do Bom Jesus da Lapa, Bahia);
-http://www.senhordobonfim.org.br/-26k (museu de Ex-Votos do Senhor do Bonfim, Brasil)
-http://www.indigoarts.com/gallery_brazil_exvoto1.html (Nordeste brasileiro).
Imagem devocional de Nossa Senhora da Saúde que se venera em São Paio de Oleiros. O culto da Senhora da Saúde, de que há reflexos ppalpáveis na "medicina popular portuguesa", romarias e cânticos religiosos assinalados em cancioneiros musicais e fonografia, iniciou-se no reinado de D. Sebastião, no decurso de um surto de peste.
Esta devoção mariana, mediante a qual Maria foi transformada em entidade substitutiva dos pagãos Esculápio, Higyeia e Panaceia, foi alvo de grande expansão nas ilhas atlânticas e Brasil
São Cosme e São Damião
Os dois mártires do cristianismo primitivo costumam ser representados como médicos ou docentes de Medicina. Neste caso concreto, o escultor sacro espanhol do século XVIII tratou os dois santos como lentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca. Além de objectos e livros identificativos da sua arte e saber, Cosme e Damião trajam loba de modelo salmantinense, capelo doutoral amarelo e barrete quadrangular preto com borla e franjados amarelos
Santo Ovídio "Doutor"
Inesperada e notável, eis uma graciosa figurinha de Santo Ovídio em madeira estofada e policromada, de factura setecentista, existente na Igreja do Colégio da Esperança, à Cidade do Porto.
O protector popular das maleitas de ouvidos é apresentado como um sapiente Doutor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A capa talar acha-se omissa no conjunto indumentário, o capelo doutoral de romeira dupla está apenas esboçado, o barrete mantém a velha feição de kamalikava ortodoxa sem borla nem franjados, mas a loba talar de dois corpos é de excepcional correcção. Julgo não existir em Portugal figuração mais minuciosa da sobreposição sotaina+chamarra ou garnacha despojada de mangas
São Policarpo de Esmirna
A devoção a este antigo bispo associa-se às dores de ouvidos, maleita que nas comunidades rurais e piscatórias se atenuava graças aos poderes curativos do leite materno.
No Douro Litoral, o santo protector dos ouvidos e dores de ouvidos é Santo Ovídio ("ovídio" é uma corruptela de audição, ouvido). Em certos altares de igrejas e capelas dedicadas a santo Ovídio é frequente verem-se orelhas de cera depositadas aos pés das imagens devocionais
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Santa Ágata (1)
"Maminhas de Santa Ágata" são doces tradicionais da Catânia, Itália, confeccionados à base de maçapão e cerejas cristalizadas.
Em Portugal existiu um doce algo semelhante, o Manjar Branco do Mosteiro de Celas, multissecularmente celebrado pelos estudantes de Coimbra. Outros doces portugueses contíguos poderão ser os bolos fálicos associados ao culto de São Gonçalo de Amarante
domingo, 9 de setembro de 2007
Santa Luzia
Santa Luzia, ou Santa Lúcia, protectora dos males dos olhos e das hemorragias. A cristianização dos povos do Império Romano e dos invasores germânicos implicou a substituição das divindades pagãs por equivalentes autorizados pela Igreja Católica. Santa Luzia, habitualmente representada com uma taça ou bandeja onde estão expostos dois olhos, bem pode considerar-se a patrona dos oftalmologistas. Os poderes atribuídas a esta santa correm em coplas populares sinalizadas por recolectores do cancioneiro português