sábado, 29 de março de 2008


Porta-Maças, Porta-Canas e Hostiários papais
Solene entrada equestre de Carlos V e do Papa Clemente VII em Bolonha, que antecedeu a coroação daquele imperador em 24 de Fevereiro de 1530. Reflectindo as incorporações da representação do poder na época medieval e renascentista, esta obra ilustrada, actualmente nas raridades da British Library, confirma a herança dos triunfos do antigo Império Romano.
À semelhança dos processos de codificação da etiqueta e do cerimonial ocorridos nas casas reais europeias, de que é exemplo a Grã-Bretanha, a Casa Papal instituíu os oficiais maceiros no século XII. Este corpo foi regulamentado ao longo do século XV, tendo conhecido regimento em 1437 (Cf. Sergio Pagano, Gli Statuti dei Mazzieri Pontifici. Documenti rari e curiosi dell Archivo Secreto Vaticano, Roma, Gangemi Editora, 2007).
Os mazzieri, com as maças de prata ou de cobre dourado alçadas, anunciavam a presença de altos dignitários (imperadores, monarcas, papas, reitores, presidentes dos municípios, governadores de parlamentos ou de hospitais, provedores de misericórdias, etc.). O colégio dos mazzieri foi extinto pelo Papa Paulo VI em 1968.
Fonte: "Charles V's Coronation Holy Emperor at Bologna" (Gratae et Laboribus aequae posteritati Cesareas Sanctique Patris longo ordine), livro raro da British Library, exposto em 2007-2008 como "special one", http://special-1.bl.uk/treasures/festivalbooks/pagemax.aspx?strFest=0086&strPage=007 (consultado em 25/08/2007); http://special-1.bl.uk/treasures/festivalbooks/BookDetails.asp?strFest=0086 (consultado em 29/03/2008)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial