sexta-feira, 6 de junho de 2008



Bedel

Bedel da Universidade de Coimbra em traje de gala semelhante ao que usaram vereadores municipais e meirinhos das justiças. Falta neste conjunto o chapéu preto de aba larga, cujo uso se perdeu no século XVIII, época em que a exibição das cabeleiras postiças suplantou as coberturas de cabeça.

Neste cliché de 1878, José Maria dos Santos regista um bedel da Universidade de Coimbra com maça alçada e punhal à cinta. De acordo com o protocolo desta instituição, a autonomia de cada uma das Faculdades é simbolizada pela maça exibida por um bedel. Os bedeis desfilam na frente do Reitor, por se considerar que este representa a cabeça da Universidade. O primus inter pares deste corpo é o bedel da Faculdade de Artes Liberais, dado que no conspecto dos saberes instituídos e ensinados pelas universidades históricas a Filosofia era considerada a mãe de todas as ciências. Este peculiarismo implica que em certas representações protocolares o Reitor possa prescindir dos bedeis, mas fique obrigado a levar na sua frente pelo menos o da Faculdade de Letras.

As maças conimbricenses são de modelo peninsular posterior a 1560, exibindo a típica envolta de aletas e o grilhão. À semelhança de Oxford e de Cambridge são levadas "alçadas" ao colo e não ao ombro.

Fonte: imagem cedida pelo Dr. Alexandre Ramires

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Boa noite.

Seria possível fornecer algum registo iconográfico ou descritivo da "opa" que os bedéis usavam na primeira metade do século XVII? Pergunto pois estou a tentar reconstituir para um trabalho académico como foi encontrado o corpo incorrupto de S. Torcato em 1637 e 1805, e num testemunho do primeiro ano é referido que S. Torcato envergava "uma Opa como a que trazem os Bedeis e o Porteiro da Maça, de barbilho côr de telha" (transcrição feita em 1923).

Com os melhores cumprimentos e votos de umas Boas Festas,
João Durães, estudante do 3.º ano da Licenciatura em História na FLUP.

23 de dezembro de 2018 às 14:42  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial