quinta-feira, 18 de dezembro de 2008


Baile dos Estudantes de Lyon
Na primeira metade do século XX ficaram famosos em Portugal os bailes de fim de curso na Universidade de Coimbra (década de 1930), Escola de Agrária de Coimbra e liceus portugueses. Do outro lado do Atlântico chegavam notícias dos bailes de finalistas dos liceus norte-americamos.
Mas o baile estudantil português, hoje em dia condimento quase obrigatório nos festejos de encerramento de ano escolar no ensino superior português civil e militar, nem são originais, nem são os mais antigos da Europa.
Na década de 1990 a Escola Politécnica de Paris já realizava regularmente mundanos e aclamados bailes no Trocadero. Na cidade de Lyon, os estudantes iniciaram o baile de carnaval em 1877, tradição das mais celebradas e antigas da Europa, com produção iconográfica em jornais como o "Le Monde Illustré", e o "Le Progrès Illustré", nº 117, de 12 de Março de 1893. Da mesma forma que as festas de fim de ano dos estudantes de Coimbra originaram uma copiosa produção de cartazes desde a 2ª metade do século XIX, também o baile académico de Lyon inspirou cartazes ilustrados, num dos quais figura a assinatura de T. Lautrec.
Nesta página do "Le Progrès Illustré", de 12.03.1893, conta-se a história do baile estudantil de Lyon desde 1877.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial