domingo, 21 de dezembro de 2008

Imagens de estudantes franceses


Caçada ao Bitard
À semelhança das demais instituições de ensino superior francês, também os alunos da Universidade de Poitiers usam o barrete preto de veludo trazido de Bolonha por alturas de 25 de Junho de 1888.
Na primavera, a Ordem do Bitard, constituída por universitários de Poitiers, dinamiza um conjunto de festividades, a Bitardbourg ou Semaine Estudiantine, assente na simulação de uma caçada a uma serpe mitológica (Dahu), música, parada e jantar comunitário. Nesta fotografia, da década de 1960, fixa-se um momento da caçada ao Dahu, no Bosque de Chantelon, nos arredores de Poitiers.
Bastante conhecida em França, a Bitardbourg de Poitiers, embora inspirada na mitologia rabelaisiana, nunca conquistou o grau de popularização das festas levadas a cabo anualmente pelos estudantes de Coimbra (Queima das Fitas), alunos do ensino secundário de Guimarães (Nicolinas ou Festas do São Nicolau dos Estudantes), da Wappu dos estudantes de Helsinquia, dos festejos dos universitários de Fribourgo ou da semana primaveril de Liège.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial