quinta-feira, 18 de dezembro de 2008


Chegada do pipo
Cortejo triunfal da chegada de um pipo de vinho a Bolonha, iniciativa dos estudantes da Univerisidade de Turim que em Junho de 1888 participaram no 8º Centenário da Universidade de Bolonha.
A recepção solene a um pipo ou tonel de vinho transportado aos ombros ou sobre uma carroça/carro de bois era uma das mais queridas tradições populares e académicas europeias. Conhecemos diversos exemplos de festividades associadas à exibição ou parada triunfal de pipos: Carnaval da Mealhada, Festas do Divino Espírito Santo/Açores, libações de confrarias espontâneas de São Martinho.
Na Universidade de Coimbra há diversos relatos de entradas triunfais de pipos de vinho, conduzidos sobre andores, desde a Estação Nova até ao Bairro Latino. Nos finais da década de 1980, uma residência universitária da Alta realizou pelo menos dois cortejos deste tipo, com o pipo transportado por caloiros. À luz da moral vitoriana, o transporte do pipo e o seu sacrifício ritual representam apenas a dissolução dos bons costumes. Uma interpretação bem mais próxima da realidade diz-nos que o pipo é uma personificação do deus Baco, amado pela estudantada, transportado em parada triunfal, numa réplica às solenidades de entrada praticadas pelos notáveis. Quanto às libações, um estudante diria que sem elas a festa não é festa!
(gravura do Museo Internacional del Estudiante)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial