Virtual Memories

sábado, 29 de novembro de 2008

Estudantes suiços

Festividade estudantil
Postal ilustrado suiço, fixa uma parada festiva em 1924. A formação, munida de bonés, faixas e instrumentos musicais, lembra vagamente as tunas estudantis espanholas e portuguesas da mesma época, a confraria dos bitards da Universidade de Poitiers e formações carnavalescas de estudantes franceses.


Publicidade à cerveja
Postal ilustrado da década de 1920, com publicidade a uma marca de cerveja. Convoca elementos da tradição académica suiça e associa-os a uma imagem positiva de virilidade, fazendo eco de técnicas publicitárias circulantes, assentes em visões positivas das bebidas alcoólicas que na mesma época enfatizavam as virtudes eróticas e terapêuticas de bebidas como os vinhos do Porto. Não deixa de ser curioso frisar que após 1974 o vinho tradicionalmente celebrado pelos estudantes de Coimbra cedeu o lugar à cerveja, situação secundada por outras academias portuguesas. Nas décadas de 1960-1970-1980, uma conhecida marca de cerveja produzida nos arredores de Coimbra usou imagens publicitárias da vida académica comuns ao tema glosado neste postal suiço.

Membro de agremiação estudantil
Postal ilustrado de inícios do século XX.

Formação musical
Postal ilustrado com informação sobre a Zofingia Bellinzona, anunciando as festidades estudantis da Primavera de 1921.

Agremiação académica
Postal da primeira metade do século XX, contendo informação sobre uma agremiação estudantil (zofingue).

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Cortejo alegórico
Viatura ornamentada e quatro estudantes suiços em dia de cortejo alegórico, 1º quartel do século XX.

Estudante com o "stella"
Postal ilustrado de 1909, com estudante suiço portador do boné tradicional.


Quarto de estudantes
Postal de inícios do século XX, revela um quarto de estudantes suiços, com amostra de duas camas, bonés, espadas e ornamentação mural. Pela mesma época circulavam fotografias e postais que mostravam quartos de estudantes de Coimbra, sendo inegáveis os traços de contiguidade.


Festa dos estudantes de Friburgo
Postal ilustrado anunciando a 66 realização das festividades tradicionais estudantis de Friburgo para os dias 3 a 5 de Agosto de 1908.

Baptismo (1)
Momento de convívio durante uma iniciação de novos sócios numa agremiação académica suiça.


Baptismo (2)
Os baptismos de alunos são são uma tradição especificamente portuguesa, pese embora a assinalada presença deste tipo de ritual na Universidade de Coimbra, Liceu da Guarda e Liceu de Ponta Delgada. O baptismo dos caloiros tem grande expressão em algumas universidades da Bélgica, com tendências expansionistas na França, sem olvidar as tradicioniais e mais restritas cerimónias iniciáticas de novos membros em agremiações suiças e alemães.
Neste caso, um dos momentos do ritual passa pela ingestão de cerveja servida no boné estudantil.


Fuchsmajor
Os estudantes suiços portadores de bonés distribuem-se habitualmente por associações seguidoras da tradição latina (zofingue) e da tradição germânica (schweizerish studentverein). Os elementos das associações de tipo germânico usam bonés de pala e barretinas comuns à tradição estudantil de países como a Alemanha, a Áustria, a Finlândia, a Suécia, a Noruega, a Dinamarca e a Islândia.
A fotografia, de 2004, mostra um veterano "fuchsmajor" com uniforme militar de cadete, faixa, espada e barretina ornada com cauda de raposa.





Le Cerevis


Barretina de formato idêntico à usada pelos antigos estudantes suiços e académicos esgrimistas austríacos e alemães. Este modelo, de luxo, bordado a ouro, é específico dos alunos veteranos que apenas o usam com farda militar de gala, faixa e espada, em cerimónias e grandes paradas.



Le Tonneli

Barretina ou "pillbox" reservada aos antigos estudantes do ensino superior suiço.


Le Schlapper
Outra variante do "la stella", boné dos estudantes suiços, aqui com aplicação da cruz helvética no centro da copa.


La Stella
Variante do "stellermutze" dos académicos suiços em tecido azul claro.


La Stellermutze
Boné dos estudantes suiços em tecido roxo, pala preta rígida e ornamentação na copa.



Le Sturmer

Boné oitocentista amplamente usado por corpos militares da Europa e dos EUA. Este modelo, comum a universitários alemães e a alunos de escolas técnicas francesas, é o símbolo distintivo dos estudantes suiços tradicionalistas.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008


Estudante de Zurique
Estudante de Zurique, homem da cidade, estadista e nobre, recriação de trajes setecentistas por Braun & Schneider, 1861-1880.
(exemplar do acervo do Museo Internacional del Estudiante)


Alunas em Lisboa
Grupo de estudantes do sexo feminino com tailleur preto e capa, aglomeração ocorrida em Lisboa e captada pela objectiva de Benoliel. O registo parece incidir em alunas liceais e será anterior a 1925 (imagem do acervo do AFML, http://arquivomunicipal.com-lisboa.pt).