domingo, 4 de janeiro de 2009


Competição entre Harvard e Yale
A regata académica entre as universidades de Harvard e Yale é um clássico do desporto norte-americano que replica a competição iniciada entre Oxford e Cambridge no rio Tamisa no ano de 1829. Ao longo do século XIX foram criados inúmeros clubes de remo em universidades da Grã-Bretanha e dos EUA, com derivas na Europa Continental e na Austrália. O clássico Harvard/Yale debutou em 1867, sendo a imagem supra alusiva à competição travada em 26 de Junho de 1891.
Os alunos da Universidade de Coimbra não se mostraram adeptos da modalidade, tendo aproveitado o Rio Mondego para banhos estivais, simulação de paradas navais (Centenário da Sebenta: 1899) e afamadas serenatas fluviais festivas de conclusão de cursos e festejos pontuais (serenata da Queima das Fitas: 1905).
Ao nível da cultura popular ficariam igualmente famosas as serenatas fluviais integradas nos festejos da Rainha Santa Isabel, realizadas entre 1892-1936, que tiveram derivados no Rio Leça e no Rio Lima. Relativamente às festividades da Senhora da Agonia, por aquilo que conseguimos apurar, as chamadas serenatas fluviais da década de 1890 não eram propriamente serenatas musicais como as realizadas no Rio Mondego e na Baía de Nápoles, mas belíssimos espectáculos de lançamento de fogo de artifício lançados a partir de barcos ancorados no meio no Lima.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial