sábado, 25 de julho de 2009


Estudantes de Coimbra em Espanha
De acordo com a legenda identificativa do Museo Internacional del Estudiante, a gravura reporta-se a uma digressão de tunos de Coimbra a Madrid no ano de 1891.
Relativamente às férias da Páscoa de 1891 temos notícia de um grupo de sócios da Estudantina de Coimbra se ter deslocado a Salamanca, cidade onde actuou. É possível que a mesma formação tenha seguido de Salamanca para Madrid.
De destacar nesta gravura de época os dois tunos em grande plano, com calça comprida, casaca fechada, laçarote de tunante no ombro, um com o gorro comprido, outro com barretina de cadete (dita "tacho"), idêntica à que se usou em alguns liceus portugueses e academias militares. Seria certamento do conhecimento dos estudantes de Coimbra que esta barretina era o chapéu de gala dos estudantes das universidades germânicas. Pouco antes, o Grupo Boémia Nova, a que pertenciam os literatos Vasco da Rocha e Castro, Agostinho de Campos, Alberto de Oliveira, António Nobre e António Homem de Melo (Toy) fizera-se fotografar em 1889, com Alberto de Oliveira e Toy a exibirem o mesmo tipo de barretinas.

1 Comentários:

Blogger J.Pierre Silva disse...

E que, afinal é a Estudantina Escola Médica de Lisboa, em Madrid, em 1890.

4 de novembro de 2012 às 10:43  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial