domingo, 26 de julho de 2009

Tuna do Liceu de Coimbra
Além da TAUC, vinda do século XIX, foram fundadas no início do século XX em Coimbra outras duas tunas estudantis.
A Tuna do Liceu de Coimbra, organizada em Janeiro de 1907, documentada nesta fotografia, que teve actividade conhecida até à década de 1920, e a Tuna do Seminário de Coimbra, fundada em Janeiro de 1905. Este é um pormenor interessante da vida cultural dos seminaristas, a que os estudantes de Coimbra chamavam "formigões" (estes respondiam-lhes à letra com o chistoso "sacas de carvão"), que consabidamente realizavam mascaradas de carnaval, corais, visitas de estudo, teatro e mais tarde futebol amador.
Actualmente há quem pense que o grande fenómeno das tunas estudantis aconteceu em Portugal nas décadas de 1980-1990. Sendo certo que a movida tunante de final do século XX se circunscreveu ao ensino superior universitário e politécnico, público e privado, com mais de 300 agremiações fundadas até aos alvores do século XXI, também não é menos certo que o primeiro grande fenómeno tunante estudantil foi vivido nas décadas de 1880-1890, com prolongamentos até finais da primeira década do século XX. Neste primeiro ciclo de irrupções tunantes, o fenómeno marcou a UC, as médico-cirúrgicas de Lisboa e Porto, as politécnicas de Lisboa e Porto e de forma generalizada os liceus portugueses sedeados nas capitais de distrito. Dessas gloriosas tunas liceais parece restar apenas a do Liceu de Évora, ontem como hoje com o famoso laçarote de ombros (comum à TAUC e às demais formações estudantis). Quem se não lembra do bom dinheiro que os editores de partituras fizeram com aquelas serenatas langorosas e passa-calles que fosse onde fosse começavam sempre com o verso "Formosas damas de Lamego", "Formosas damas do Porto"?
Nesta fotografia de ca. 1919, o dado mais interessante é seguramente o cavaquinho de tipo conimbricense com a sua pá-lira.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial