Virtual Memories

segunda-feira, 13 de julho de 2009


Jurisconsultos


Jurisconsultos


Lentes jurisconsultos
Figuração de quatro lentes da UC, criação de Almada Negreiros no pórtico do edifício da Faculdade de Direito da UL, 1958:
-Francisco Suarez (1548-1617), Teologia
-Pascoal José de Melo Freire dos Reis (1738-1798), Leis
-António Ribeiro dos Santos (1745-1818), Leis
-Manuel António Coelho da Rocha (1793-1850), Leis
Os conjuntos vestimentários desenhados são falhos de rigor, pormenor que pouca importância revestia no conspecto ideológico da época. O que importava era apresentar uma galeria grave e solene de figurantes, cada qual devidamente legendado e reportado a uma obra académica de referência, cuja indumentária deveria comportar um "parece que é". A mesma técnica de simulação era sistematicamente empregue nos cenários e guarda-roupas de Hollywood, remontando pelo menos à arte sacra medieval no tratamento conferido aos episódios da Bíblia.
O tratamento incorrecto dos trajes da UC não seria caso isolado no portal de aparato da FDUL. Alguns anos antes, em 1946, José Leitão de Barros dera à estreia o filme «Camões», onde eram recriados estudantes de Coimbra da roda do jovem Luís de Camões pelo ano de 1542. Confirmando algumas vulnerabilidades reportadas por L. de Pina, o traje envergado por António Vilar e demais figurantes é totalmente fantasioso.