sábado, 2 de janeiro de 2010

Em 2008-2009 o Lord Chief Justice da Grã-Bretanha, Lord Philips, comprou uma guerra com os juizes e advogados da Inglaterra e do País de Gales. A imprensa adorou.
Invocando a necessidade de modernizar a imagem da justiça, Lord Philips encomendou à estilista Betty Jackson (na foto supra) uma nova beca que viesse substituir a antiga gown e a peruca usada havia mais de trezentos anos nos tribunais.
Betty desenhou uma toga preta tubular, muito simples, com guarnições de veludo na frente e bocas de mangas e vivos sobre o peito, numa alusão ao clássico plastron usado pelos advogados na Grã-Bretanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Diversos advogados e cerca de quarenta magistrados da High Court manifestaram o seu descontentamento face à nova beca que o Lord Chief Justice se apressou a vestir e a exibir perante a comunicação social (na foto supra). Houve que quisesse ver em Lord Philips a viva imagem dos vendedores de bilhetes de espectáculos Star Trek no Caesars Palace de Las Vegas. E não faltaram os que, relembrando a saga televisiva logo apostrofassem a indumentária de veste fascista e de visual Star Trek.
Na voz dos detractores do projecto, haveria algo nesta veste que faria lembrar a saga televisiva norte-americana produzida a partir de 1966 por Gene Roddenberry com o título "Star Trek". Já em 2009, perante o coro de protestos, Lord Philips veio dizer-se disponível para rever a sua posição inicial, ao mesmo tempo que admitia solicitar à estilista alterações ao figurino confeccionado em 2008.
Fonte: Judges horror at designer Betty Jackson robes wich look like a Star Trek costume, in MAIL ONLINE, edição de 1.04.2009, http://www.dailymail.co.uk/news/article-1166423/Judges-horror-designer-Betty-Jackson-robes-look-like-Star-Trek-costume.html; Judges throw away 300 years of tradition and reveal their new bare-headed "Star Trek" look, in MAIL ONLINE, edição de 13.05.2008, http://www.dailymail.co.uk/news/article-565992/Pictured-Judges-throw-away-300-years-tradition-reveal-new-bare-headed-Star-Trek-look.html; Judges abandon wigs for "Star Trek" look, in THE SYDNEY MORNING HERALD, edição de 14.05.2008, http://www.smh.com.au/news/world/judges-abandon-wigs-for-star-trek-look/2008/05/14/1210444472812.html.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial