sábado, 13 de fevereiro de 2010


2005: momento final de uma cerimónia honoris causa na Universitatea din Iasi Alexandru Ioan Cuza, Roménia
Fundada em 1860, a Iasi integra o Coimbra Group. Relativamente a esta universidade existem informações sobre a adopção de um traje talar para docentes, actos de outorga do grau de doutor honoris causa e realização da "graduation ceremony".
Tudo isto parece muito recente, surgido num contexto de afirmação internacional das instituições de ensino superior romenas após a Queda do Muro de Berlim. O traje docente adoptado é uma toga preta, com ornamentação nas mangas, que entronca nos modelos italianos de togas universitárias. O mesmo acontece com a estola de ombros. Já o chapéu é claramente uma transposição norte-americana. A formatura de alunos é realizada com cap and gown à americana.
Noutras universidades romenas a imitação das cerimónias académicas e trajes norte-americanos é assumida. É o que acontece na Universitatea Tehnica Gh. Asachi. A indumentária, algo próxima das experiências relativamente recentes ensaiadas em universidades bósnias e russas, vai no sentido de uma replicação kitsch que pode correr o risco de descredibilizar os melhores propósitos.
Outros exemplos:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial