sábado, 20 de fevereiro de 2010

Vida em Graz

Graz: os novos diplomados
Numa era de globalização, em que as universidades se apresentam como marca e os seus formandos são lançados no mercado como meros produtos comerciais e industriais, eis um exemplo de ineficácia do markting institucional.
Eventos semelhantes, mas bem mais mediáticos, são regularmente realizados por empresas, cadeias televisivas, clubes de futebol e academias de cinema. Como e com que armas podem as universidades concorrer com os infindáveis eventos de atribuição de galardões produzidos por todo o tipo de instituções não académicas? Se não podem concorrer, devem tentar falar a mesma linguagem? Se quisermos colocar algum bom senso no dircurso, diremos que as universidades devem ser universidades, não lhes competindo fazer de conta que são empresas nem instituições que atribuem o Nobel da física, a palma de Cannes, os Óscars de Hollywood, a bota de ouro dos craques de futebol ou os troféus mais ou menos kitschs tão pululantes quanto cobiçados. No limite corre-se o risco da replicação não ser mais do que aqueles diplomas de loja dos trezentos onde se diz que P. é o melhor amigo, L. o melhor periquito ou J. a namorada mais fofinha.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial