quarta-feira, 31 de março de 2010

O virgiário com o bastão de prata na abertura do préstito do encaenia

O encaenia corresponde ao Dies Academicus de Coimbra e das universidades helvéticas.
Trata-se da mais solene cerimónia académica. Ocorre habitualmente na última quarta feira do mês de Junho. Festeja-se a data da fundação, evocam-se os benfeitores, faz-se um balanço das actividades do ano que finda e colam-se graus honorários.
Na manhã do dia da função, o cancelário é acolhido pelos principais e dirigentes dos colégios e brindado com peras, morangos e champanhe. Organiza-se de seguida o préstito público, com os bedeis, o cancelário, o reitor, autoridades académicas, oficais maiores e docentes.
A entrada no Sheldonian é assinada por uma charanga de trombetas, semelhante à usança de Coimbra e Salamanca. Os laureandos não integram o cortejo, aguardando que os bedeis os vão chamar à Divinity School. Conduzidos ao teatro, estes são apresentados pelo Public Orator. Cabe-lhe perorar em latim sobre os benfeitores e actividades desenvolvidas (crewein oration). Em tempos mais recuados, esta oração comportava trechos chocarreiros que nos fazem lembrar o "vexamen" ibérico. Em anos alternados, a segunda parte da oração pode ser realizada pelo Professor of Poetry.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial