sábado, 6 de março de 2010


UCS: momento da entrega de diplomas de formatura
Na actualidade inúmeras são as universidades europeias, asiáticas e americanas que associam o acto de formatura à entrega de um diploma. A tendência também se verifica em algumas universidades britânicas onde são usados diplomas falsos ou não chancelados que por não estarem ainda concluídos são apenas exibidos para as reportagens fílmicas e fotográficas.
Em Portugal, a formatura ou colação do grau foi abolida na Universidade de Coimbra em 1910 e não mais retomada, inércia que nada abona a favor da promoção da identidade visual da instituição nem da obrigação que deve ter em zelar pela preservação do seu património histórico imaterial. Os anos dedicados ao curso, as despesas correntes em alojamento, alimentação, material escolar, propinas e emolumentos justificam e muito que a própria instituição retome os actos de formatura.
Na actualidade há instituições de ensino superior portuguesas que realizam cerimónias de entrega de diplomas de conclusão de cursos, o que acontece na Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Aveiro e Instituto Politécnico de Setúbal, acto que convém não confundir com colação do grau.
Em universidades como Coimbra e Oxford (onde se mantém a formatura com grande beleza e dignidade cerimonialística) a colação do grau não estava associada à entrega do diploma, o qual era levantado em momento posterior na secretaria. E o que os estudantes de Coimbra habitualmente mostravam era mais o invólucro, dito canudo, e não propriamente o pergaminho com selo de cera vermelha, resguardo de prata e fitas de seda pendentes. Esta questão foi discutida na UC em 1989 tendo algumas vozes argumentado que não era viável repor a formatura porque os "canudos" nunca ficavam prontos tempestivamente, o que revela desconhecimento e confusão entre colação do grau e uma outra antiga cerimónia que se realizava anualmente em 8 de Dezembro, esta última vocacionada para a entrega de prémios a alunos distintos. Aqui sim havia entrega de diploma com texto latino no paraninfo da Sala dos Actos Grandes.
Além do mais, a entrega do diploma numa universidade histórica não se circunscreve (melhor, não deveria) a exibir a carta selada e chancelada para a fotografia. O padrinho ou o promotor da cerimónia deve ler o texto integral em voz alta, como ainda se faz nas universidades da Holanda.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial