Alunos da Chelmsford Charity School, Grã-Bretanha, 1862
A imagem confirma a tendência normalizadora e disciplinadora em prática nos países ocidentais e americanos para a adopção de uniformes militares ou paramilitares nas escolas e colégios de ensino primário e secundário.
De acordo com os valores da época, os alunos deveriam ser instruídos para o trabalho, a disciplina e a ordem. A credibilidade dos asilos, orfanatos, colégios particulares e semelhantes aferia-se através da exibição de fardas que apresentavam as crianças e adolescentes como militares, bombeiros, marujinhos ou polícias em miniatura. Nada melhor do que a imagem do soldadinho de chumbo, perfilhado e alinhado, para a burguesia triunfante construir uma imagem de acreditação, seriedade e igualdade social. Não há lugar a roupas bizarras, remendos ou pés descalços. Contudo, um olhar atento facilmente demonstraria a persistência de subtis desigualdades no padrão textil escolhido, no esmero da confecção ou no metal do relógio de bolso.
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