domingo, 30 de maio de 2010


Marca corporativa da Universidade de Oviedo
Fundada em 1608, a Universidad de Oviedo, usou desde o início o brasão arquiepiscopal do Arcebispo Fernando Valdés Salas. De acordo com o artigo 8.º dos Estatutos constantes do Decreto 233/2003, o selo era constituído pelo escudo oval dos Valdés, sulcado por três barras azuis, 10 cruzes de São Jorge, sendo encimado pelo sombreiro episcopal verde, do qual pendiam cordões e borlas.
De uso obrigatório nos bens imóveis, documentos, publicações e objectos, deveria ostentar uma inscrição com a frase latina "Sigillum regiae Universitatis Ovetensis".
Nos inícios do século XXI, em 2002, a equipa reitoral liderada por Juan Vázquez decidiu encomendar ao desenhador Manuel Estrada um estudo de renovação da imagem corporativa. O estudo originou um novo emblema, de tipo empresarial, que passou a ser utilizado em artigos de papelaria, publicidade e publicações.
Simultaneamente manteve-se em uso o selo tradicional. A tentativa de mudança de identidade visual deu origem a fracturas no interior de uma universidade que em 2008 celebrou 400 anos de funcionamento ininterrupto. O candidato a reitor, Vicente Gotor de Santamaría, utilizou como lema da sua campanha a abolição da marca desenhada por Estrada. Vencida a pugna eleitoral, a tomada de posse de Gotor, em 2008, foi marcada pelo regresso do selo multissecular.
Saber mais
-Universidad de Oviedo, http://www.uniovi.es/;
-Estatutos de la Universidad de Oviedo. Decreto 233/2003, de 28 de noviembre, http://noticias.com/base_datos/CCAA/as-d233-2003.t1.html;
-GUTIERREZ, Blanca - Gotor decide resucitar el escudo de la Universidad que cambió Juan Vázquez. In La Voz de Asturias, de 8/06/2008, http://www.lavozdeasturias.es/noticias.asp?pkid=424453;
-Mediateca de la Universidad de Oviedo/Escudos institucionales, http://mediateca.uniovi.es/web/mediateca/EscudosInstitucionales.
Agradeço a Alicia Cañas Sancho, da UNIVIO as informações prestadas

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial