quinta-feira, 13 de maio de 2010


Mulheres de Ovar com indumentária característica de finais do século XVIII, inícios do século XIX (chapeirões de pompons e mantéus)
Projecto de reconstituição da visita da Rainha D. Maria II em 1852, que teve lugar em 19 de Setembro de 2009. A monarca ficou por muitos anos lembrada pelos ovarenses por um episódio curioso. Estando na varanda de honra dos paços do concelho com o príncipe e infantes, e tendo um deles tido comportamento menos próprio, D. Maria II desfechou-lhe bofetão que se ouviu no terreiro e foi acolhido pela multidão como sinal da arte de bem saber educar.
A fotografia em apreço é uma autêntica obra de arte. Detectada num site brasileiro, tudo indica seja da autoria do jornalista e fotógrafo Fernando Pinto (Labirinto de Olhares, http://labirintodeolhares.blogspot.com/).
De salientar nestes chapeirões: 1) as evidentes influências de alguma chapelaria eclesiástica, em particular o galero de borlas dos cardeais romanos; 2) reminiscências do antigo chapeirão desabado que era usado nas cerimónias fúnebres municipais por ocasião da quebra dos escudos reais, exéquias e exibição pública de luto pesado.

1 Comentários:

Blogger Fernando Pinto disse...

Boa tarde. Sim, esta foto das Mulheres de Chapeirão é da minha autoria. Obrigado por ter colocado os respetivos créditos. Cumprimentos do jornalista Fernando Manuel Oliveira Pinto.

25 de junho de 2013 às 07:57  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial