quinta-feira, 10 de junho de 2010


Casaca civil adaptada a hábito doméstico de clérigos, variante anglo-saxónica
Modelo usado no século XIX e primeiro terço do século XX. Com insignificantes variantes (carcela dupla, panos dianteiros inteiriços) este mesmo modelo foi autorizado na Univ. de Coimbra como pequeno uniforme de porte diário em 1863. Abolido o uso quotodiano em 1910, viria a originar duas outras variantes: a) casaca para estudantes, dita "batina", que apesar de ser um traje unissexo no que toca às peças nucleares, só é envergado por escolares do sexo masculino; b) casaca para lentes, ostentando carcela integralmente cerrada, assim usada desde finais de 1915.
Desvantagens associadas ao modelo docente:
1-na sua origem e evolução é um conjunto indumentário próprio para contextos de trabalho, vida doméstica e situações de pequena gala, como tal inadequado as cerimónias solenes;
2-excessivamente simples e geometrizado, a configuração rectangular não é ergonómica nem contém potencial estético;
3-os tecidos empregados não são apropriados aos graus académicos;
4-após 1974 uma percentagem significativa do corpo docente optou por não impor nem usar insígnias. Neste caso, a singeleza e modéstida do hábito ficam mais expostas, não raro revelando a sua pobreza quando confrontado com trajes adoptados por instituições nacionais e estrangeiras congénes. A pertinência de uma reflexão interna sobre a reforma do hábito não é propriamente uma falsa questão;
5-excessivamente colado ao corpo (ombros, peito e ancas), tende a arrebitar sobre no peito e não se adapta a situações de aumento de peso ou gravidez, problema de há muito sabiamente resolvido pelos trajes talares tornados unissexo;
6-pode criar situações embaraçosas em ambientes de colação de graus honoris causa, sendo necessário descoser as costuras das costas ou flancos e encobrir o truque com a capa, esperando que o homenageado compreenda e desculpe os incómodos sofridos;
7-é excessivamente curto, conferindo ao conjunto capa/insígnias desagradável impacto visual;
8-não tem dignidade suficiente, seja em termos anatómicos, seja em termos de padrões texteis, para responder à importância e dignidade do cargo de reitor.

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