terça-feira, 20 de julho de 2010


Professora de ensino primário treinando uma classe de jovens candidatas a professoras
Pátio da Escola Normal de Lisboa, 1910, instituição à data gerida por Frederico António Ferreira Simas. A mestra enverga um vestido preto de porte diário. As formandas usam botinas escuras de couro, saia comprida com amplo plissado do joelho para baixo e blusa à marujinho.
O currículo das normalistas era constituído por matemática, português, francês, moral e doutrina católica, história, geografia, ciências naturais, rudimentos de agricultura, caligrafia, desenho, escrituração comercial, legislação escolar, bordados/lavores, ginástica e canto coral. Havia ainda estágio integrado, com base em simulações de aulas ministradas numa escola primária anexa ao edifício da Escola Normal.
As escolas normais não tinham fardamento obrigatório para os membros do corpo docente nem para as formandas. De acordo com a foto-reportagem publicada na I.P., n.º 234, de 15 de Agosto de 1910 («Como se faz uma professora»), a indumentária em uso é civil, seguindo de perto a moda urbana. Em algumas aulas práticas usar-se-iam longos aventais de peitilho e batas brancas. O chamado "trajo de gymnastica" das alunas normalistas não estava totalmente uniformizado. A peça textil mais estabilizada era a blusa à marujo, conquanto apresentasse variantes nos acabamentos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial