domingo, 26 de setembro de 2010


Estátua de escolar com o uniforme quinhentista do Christ's Hospital
(réplica assente em nicho, na East Street, Londres)
O "housey coat" ou "blue-coat school" é o uniforme típico dos alunos internos do Christ's Hospital, instituição fundada em Londres no ano de 1552. Trata-se de uma instituição particular, com uma rede de casas que também usam o "housey coat".
Até 1985 o "housey coat" foi indumentária masculina, tendo então sido estudada a adaptação a uniforme de tipo unissexo. Fora de Londres, o uniforme apenas é usado nas principais solenidades. Em Londres continua a ser de porte diário. O "housey coat" é um uniforme do ensino básico e secundário, abarcando níveis etários entre os sete e os 16 anos. No Christ's Hospital, os estudantes estão tradicionalmente organizados em níveis hierárquicos que fazem recordar as tradições da Universidade de Coimbra e as do Colégio Militar: squits, lithe erasmus, uper fourth, great erasmus, deputy grecians e grecians.
Os internos masculinos e femininos do Christ's Hospital realizam anualmente uma grande parada festiva em articulação com a câmara municipal de Londres.
O uniforme clássico, vindo do século XVI, era constituído por uma batina talar de lã azul escura, uma túnica amarela (veste interna) e uma boina Tudor com pompom. Como acessórios, usavam-se sapatos pretos de couro ornados de fivela, meias altas amarelas, calções azuis escuros e plastron branco. A batina, fixada com cinto de couro, dá fé de uma variante quinhentista, caseada entre a base do colarinho e o baixo ventre, mangas lisas tubulares, cós em torno da cintura e amplo saio pregueado a toda a volta do mesmo cós. Nos anos mais recente já não se avistam a boina nem a túnica amarela.
Algumas imagens multimédia:
Informação adicional:
British Schoolboy uniforms, http://www.digalist.com/item/2591;
Individual english school. C.H.S. Horsham, http://histclo.com/shun/country/eng/is/hosp/chs.html.
The history of school uniforms, http://histclo.com/schun-hist.html.
Victorian Edwardian and George 5th U.K. school uniforms in the U.K., http://www.album1900.com/uk/0005ukschooluniform/0005_ukschooluniforms.php.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial