Virtual Memories

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Actos magnos na Universidade de Caxias do Sul


UCS, 13.05.2003: o Reitor entrega o diploma de doutor honoris causa ao Presidente da República do Uruguai, Jorge Batle Ibánez.


UCS, 13.05.2003: aspecto do paraninfo com o reitor e o laureando à direita.


UCS, 13.05.2003: o Reitor (insígnias brancas) Luiz Antonio Rizzon entra no auditório, ladeado pelo Presidente do Uruguai, Jorge Batle Ibánez (insígnias vermelhas).


Cerimónia de investidura honoris causa do Presidente do Uruguai na Universidade de Caxias do Sul (Brasil).
Cortejo de entrada dos lentes no auditório. A murça doutoral revela inspiração colhida nas insígnias históricas da Univ. de Coimbra.
Fotografias enviadas pela Prof. Maria Lúcia Bettega.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Vida na Abo


Cerimónia de investidura na Abo


Cortejo académico na Abo


Cortejo doutoral da Abo (doktor promotion)

Orquestra académica de estudantes da Univ. de Abo, Finlândia, actuando ao ar livre, costume que também ocorre nalgumas universidades francesas.
A Univ. de Abo integra o Coimbra Group. As imagens disponíveis sobre momentos do calendário festivo académico são raras. O cortejo académico, formado por docentes e alunos, que antecede as cerimónias de investidura de docentes (promotion) é a cerimónia mais representada. Em contrapartida, faltam imagens sobre eventuais eventos como a formatura, a investidura de mestres, a instalação de reitores e a inauguração anual dos cursos. Os trajes docentes (casaca civil, cartola) e reitorais (cartola e manto) são comuns às universidades escandinavas.