sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Um estudo de referência sobre protocolo parlamentar na América e na Europa

Elma Garcia é autora de um importante levantamento de fontes impressas sobre o cerimonial parlamentar na América e na Europa.
O corpus de normativos publicado em 2007 aborda sucessivamente as raízes do protocolo público, a distinção entre cerimonial e protocolo, o vocabulário técnico subjacente aos actos e o posicionamento do protocolo parlamentar enquanto ramo especializado e autónomo na arquitectura da moderna disciplina que é o protocolo.
Situadas as raízes do protocolo parlamentar mexicano na tradição cerimonialística espanhola, Elma Garcia percorre exaustivamente os regulamentos protocolares centrais e regionais publicados no México ao longo dos séculos XIX e XX. De permeio, aborda as condecorações oficiais do México.
Sinteticamente tem ainda tempo para falar do Chile, Espanha, Argentina, Venezuela, França, Alemanha, EUA e Reino Unido.
Por último, trata dos casos protocolares mais recentes, nomeadamente dos prefigurados pelo Parlamento Europeu e pelo Parlamento Latinoamericano.
Trata-se de uma obra de referência na matéria, pese embora o facto de o cerimonial parlamentar anglo-saxónico ter sido tratado epidermicamente e de a tradição dos países de língua portuguesa ter ficado completamente à margem do levantamento.
GARCÍA, Elma del Carmen Trejo - Estudio de derecho comparado de protocolo y ceremonial parlamentario: a nível internacional, federal y estatal. Mexico: Centro de Documentación, Información y Análisis/Subdireción de Politica Exterior, 2007. Em linha, WWW: http://www.diputados.gob.mex/cedia/sia/spe/SPE-ISS-04-07.pdf.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial