sábado, 19 de fevereiro de 2011

Misa del Espiritu Santo na Universidade de Oviedo

Capela da Universidade de Oviedo/Capilla de la Universidad de Oviedo

Entre a Idade Média e os finais do século XIX/inícios do século XX a Missa do Divino Espírito Santo ocorria na maior parte das universidades mediterrâneas, antecedendo os actos de abertura solene e as colações dos graus de doutor, mestre e licenciado.
As leis de separação do Estado da Igreja Católica puseram fim à mistura entre o cerimonial religioso católico romano e o cerimonial universitário. Na fase mais acesa da contestação metia-se no mesmo saco cerimonial religioso e cerimonial académico.
A Universidad de Oviedo é uma das raras instituições de ensino superior fundadas antes do século XX que mantém a tradição da Missa do Divino Espírito Santo a anteceder o acto solene de Apertura del Curso Académico. Admito que ainda se realize esta missa em algumas universidades católicas, mas não tenho confirmação segura e que assim seja.
Respeitando o regime concordatário, a Reitoria da Univ. de Oviedo promove a divulgação da cerimónia, que tem lugar na Capela, mas não a divulga como acto oficial nem como tal convida as autoridades e doutores do claustro.
Segundo informação transmitida por Alicia Cañas Sancho, do Gabinete de Protocolo, a missa ocorre na manhã do dia da abertura solene, na Capilla privativa da Universidade, pelas 10:30 horas. São convidadas algumas autoriadades e o reitor, doutores e funcionários comparecem facultativamente. Celebra neste acto religioso o Arcebispo de Oviedo.
Finda a missa, a Univ. de Oviedo oferece um café às autoridades e visitantes, após o que se dá início ao cortejo académico.
Pedi a Alicia Cañas fotografias da Misa del Espiruto Santo, mas o Gabinete de Protocolo não tem recolhido imagens da cerimónia, o que é pena. Em contrapartida, foi-me fornecido o programa do ano lectivo de 2010-2011, bastante elucidativo.
Convite/Invitación, identificado com o selo da Univ. de Oviedo no cabeçalho
Apertura del Curso Académico 2010-2011
El Rector Magnifico de la Universidad de Oviedo, Vicente Gotor Santamaría, tiene el honor de invitarle al Acto de Apertura del Curso Académico 2010-2011.
13 de septiembre de 2010, Paraninfo de la Universidad de Oviedo, 12:00 horas
Programa del Acto Académico
-Memória del Curso Académico 2010-2011 (lectura por el Sr. Secretário General)
-Lección Inaugural: "Las matemáticas y la música" (impartida por el Dr. D. Benjamín Dugnol Álvarez, Catedrático de Matemática Aplicada)
-Intervenciones (Rector Magnifico, Exmo. Sr. Presidente del Principado)
A las 10:30h el Exmo. y Rvdmo. Sr. Arzobispo de Oviedo oficiara la Misa del Espiritu Santo en la Capilla Universitaria
Al finalizar el acto se servirá un vino español
Protocolo de la Comitiva Académica
-Los doctores, revestidos de traje académico, se reunirán a las 11:30h de la mañana en la Sala de Togas del Edifício Histórico, y formarán la comitiva a las 11:45 horas.
-La comitiva se organizará en dos columnas com arreglo a la siguiente distribuición: Maestro de Ceremonias, Maceros, Doctores en Psicologia, Doctores em C. C. Economicas, Doctores Ingenieros, Doctores en Medicina, Doctores en Ciencias, Doctores en Letras, Doctores en Derecho, ex-Rectores, Equipo Rectoral, Rectores de las Universidades, Presidente del Consejo Social, Presidente del Principado de Autúrias y Rector.
-Finalizado el acto, la salida se realizará con el cortejo en el mismo orden que la entrada.
[No fim do convite/invitación]: pedido de confirmação de presença/assistência até ao dia 3 de Setembro; letra em latim do Hino Gaudeamus Igitur.
Agradecimentos: obrigado muito especial/muchas gracias à Amiga Alicia Cañas
Citar: Nunes, A. M. - Misa del Espiritu Santo na Universidade de Oviedo. In: Virtual and Memories, 19.2.2011

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial