sexta-feira, 13 de maio de 2011



Desfile de estudantes junto à Estação do Rossio numa cerimónia de homenagem aos combatentes da Grande Guerra de 1914-1918.

Documento do acervo do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, com a legenda "Homenagem aos antigos combatentes da Primeira Guerra Mundial, estudantes universitárias desfilando junto à estação do Rossio [entre 1920 e 1929]", cota PT/AMLSB/AF/EFC/000834, disponível em http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/.

Sinalizadas quatro estudantes com traje académico: sapatos pretos, meias pretas, saia preta embainhada pelo joelho, capa, camisa branca, lacinho/ou gravata e (se não erramos) duas situações de casaco preto curto de modelo não uniforme e outras duas de casaco comprido (replicação do modelo masculino?). O corte de cabelo à garçon e a saia de bainha subida sugerem a década de 1920. Quanto a serem estudantes da Universidade de Lisboa, seria a primeira fotografia a que acedemos que documenta a variante feminina da capa e batina que viria a ser regulamentada pelo Ministério da Instrução Pública em 1924.

As poucas fotografias de estudantes do século feminino da Universidade de Lisboa que conseguimos visualizar até ao momento para as décadas de 1920-1930 mostram sempre as alunas à civil. E nos casos em que estas aparecem com pasta e fitas, ostentam capa preta sobre o traje civil, à semelhança do que se fazia na Universidade de Coimbra. Descobrir de que agremiação seja a bandeira exibida talvez venha a fazer luz sobre a instituição a que pertenciam estas estudantes.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial