terça-feira, 1 de novembro de 2011

FERNÁNDEZ, Fernando Ramos - El protocolo universitário. Historia, tradiciones y prátctica actual de ceremonial en la universidade española. Vigo: Universidad de Vigo/Consello Social, 2007, 253 pp.

Do autor: Fernando Ramos Fernández (Lugo, 1948) é licenciado em jornalismo pela Universidade Complutense e doutor em Direito pela mesma instituição. É professor do quadro da Universidade de Vigo. É um dos mais reputados especialistas ibéricos em protocolo académico, tendo leccionado cursos e promovido palestras sobre a temática em Espanha, Portugal e países da América Latina. Publicou vários artigos e estudos sobre a matéria. Assessor da Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo, em 2006 redigiu o texto espanhol do Código Deontológico da OICP para os profissionais de protocolo.
Do livro: a monografia assinada pelo Prof. Ramos está organizada em seis capítulos, comportando ainda um generoso e muito útil anexo documental. O autor analisa os principais actos cerimonialísticos e eventos comummente organizados pelas universidades espanholas, facultando vasta informação comparada sobre as respectivas semelhanças e diferenças. Insere informação sobre imagem institucional e identidade, nomeadamente vestes profissionais, insígnias, símbolos, heráldica e cores científicas. Não foge a abordar questões melindrosas como precedências, a relação institucional das reitorias com os presidentes das regiões autónomas, a moda da graduation ceremony (que condena) e o crescente fenómeno de diferenciação cerimonialística que se acentua em Espanha após 150 anos de gestão uniformizadora.
O manual é escrito em linguagem acessível, predominando o tom pedagógico inerente ao saber fazer e ao esclarecer dúvidas, sempre com a Complutense erigida em paradigma. O texto publicado em 2007 resulta de um aprimoramento de trabalhos esboçados ao longo da primeira década do século XXI, nomeadamente a célebre conferência inaugural (História del protocolo universitario) que proferiu em 5 de outubro de 2004 na Universidad de Carabobo (Venezuela), na abertura do I Congresso Internacional de Protocolo Universitario.
Aproveito para felicitar o autor e agradecer-lhe a oferta de um exemplar da obra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial