Virtual Memories

quinta-feira, 21 de abril de 2011



Antes da chegada da justaucorps, a moda dominante das cortes europeias era marcada pela negritude, pelas rendas finas dos Países Baixos (punhos, golas, gravatas, laços), pelo uso do meio mantéu, do gibão cintado e do saio.

O saio de fora era cortado como os calções largos que em Portugal se chamavam manaias e cujo uso esteve em voga nas comunidades campesinas e piscatórias de Portugal e de Espanha até às décadas de 1840-1850.

O chapéu puritano de feltro preto, copa alta afunilada e laço de seda podia ser ornado com quatro presilhas e oito pompons, costume que predominou na Beira Litoral (subindo por Ílhavo, Aveiro, Ovar) até às décadas de 1820-1830.

(retrato de 1645)

Um exemplar da grande casaca em processo de implantação nas cortes de Londres e de Versailles nas décadas de 1660-1690 (justaucorps). O colete, sem mangas, era talhado em forma de longa túnica que se ajustava nas costas com atilhos



A "sherwani" tradicional da Índia, túnica masculina usada desde pelo menos o século XVII entre a Pérsia e a India. A sherwani é uma túnica de casimira ou seda, cortada pela meia perna, que foi usada pelas elites nobiliárquicas das regiões que hoje formam grosso modo a India e o Paquistão. A sherwani convencional é abundantemente bordada nos braços, peito, carcela, colarinho, botões e costas. Tem corte évasé e mangas tubulares. O pano traseiro é cortado e costurado inteiro, sem quaisquer pregas, rachas ou machos. Alguns exemplares podem apresentar costuras laterais abertas entre a bainha e a meia coxa.

A sherwani usa-se com turbante, sapatos islâmicos de biqueira aguçada, as shalwar (calças compridas afuniladas), uma écharpe longa e a kurta (camiseiro ou túnica interior).

A variante paquistanesa, inspirada no modelo mediatizado pelo político Nehru, patenteia um padrão de linhas geometrizadas, sem ornatos, geralmente monocromática (preto, castanho), que parece ter sido influenciada pelo corte das casacas militares.

A sherwani continua a ser abundantemente confeccionada em modelos compridos e curtinhos (tipo blaser fechado), acusando a intervenção da indústria do pronto-a-vestir (bordados à máquina, corte a direito, diminuição da quantidade de tecido usado, flagrante prejuizo da adequação à morfologia corporal).

Segundo alguns especialistas em história da indumentária, foram este tipo de túnicas que deram origem na Europa à justaucorps, avoenga da nossa grande casaca.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Clerical Frock Coat, desenho britânico da época eduardina




Duas variantes da clerical frock coat no primeiro quartel do século XX em manuais de alfaiataria. A versão anglo-saxónica comprida, com quatro quartos dianteiros, e a versão dolman.



Diversos modelos de "robes" e calções masculinos incluindo o hábito curto ou privado (=abatina)

Reconstituição fidedigna do hábito dos estudantes das escolas La Salle, conforme o modelo generalizado nos inícios do século XVIII. Desenho de 2009

(Congregation des Frères des Écoles Chrétiennes Lassaliennes, de Saint Jean-Baptiste de La Salle)