Virtual Memories

terça-feira, 17 de maio de 2011

X Encuentro de Responsables de Protocolo, Malaga

Nos dias 25, 26, 27 e 28 de Maio terá lugar na Universidad de Malaga o X Encuentro de Responsables de Protocolo y Relaciones Institucionales de las Universidades Españolas y II Encuentro Hispano Luso.

A presença portuguesa será assegurada pela Dra. Isabel Névoa, em representação da Universidade [Clássica] de Lisboa, que no dia 27 de Maio apresentará uma comunicação sobre o "Acto de investidura de Doutor Honoris na Universidade de Lisboa".

Honoris causa na Universidade do Minho



Capelo fúnebre dos cónegos da Catedral de Braga

O capelo dos membros do corpo docente da Universidade do Minho não deixa de patentear um certo ar do capelo canonical bracarense.



Doutoramentos honoris causa de Michel Maffesoli, Joseph Gonella e Marcel Botton pela Universidade do Minho, Portugal, em 11.4.2011.

Fundada da década de 1970, muito marcada pelos docentes oriundos do Estudo Geral de Lourenço Marques (Maputo), a Universidade do Minho foi a primeira instituição universitária portuguesa a assumir após a Revolução do 25 de Abril de 1974 um projecto imaginativo de construção da sua identidade. Esse projecto, que já se encontra devidamente estudado e reflectido, assumiu a necessidade dos símbolos e das tradições, contrariando a prédica radical abolicionista do tempo, afirmando uma identidade diferenciada em relação ao paradigma recorrentemente invocado e reproduzido que era o configurado pela Universidade de Coimbra.

Traje talar docente constituído por toga talar preta de inspiração beneditina, gorra de tipo renascença e capelo de alamares e dupla romeira.

Foto: Diário do Minho, de 12.4.2011, http://www.diariodominho.pt/

Mulheres pioneiras na Universidade de Sydney

Grupo de formandas, Universidade de Sydney, ano de 1900



Retrato de Mary Elisabeth Brown, formada em Artes Liberais pela Universidade de Sydney, com barrete, toga e capelo. Pertenceu ao curso de 1882-1885. A experiência encetada pelas universidades anglo-saxónicas na segunda metade do século XIX foi no sentido de tornar as vestes académicas unisesso, com pioneira integração das alunas e professoras, situação radicalmente distanciada das respostas portuguesas da mesma época.




Primeiras mulheres sócias do Women's College, Universidade de Sydney, ano de 1893


As associadas envergam cap and gown, que no caso das universidades de tradição anglo-saxónica havia sido convertida em traje académico unissexo.


domingo, 15 de maio de 2011

A Arte da Literatura, Brasil

Bertolina Maffei, escritora e Presidente da Academia das Letras do Brasil, teve a amabilidade de divulgar no Blogue ARTE DA LITERATURA, http://arte-da-literatura.blogspot.com/2010_07_01_archive.html, inúmeras imagens e textos capturados no meu Blogue VIRTUAL AND MEMORIES, fazendo a devida citação da fonte.




Agradeço a Bertolina Maffei o esforço de divulgação e a seriedade nas citações.


Citar: AMNunes, VirtualandMemories (Portugal)