Virtual Memories

quinta-feira, 30 de junho de 2011



Professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Estrasburgo no cortejo fúnebre do professor e cientista Léon Blum (1878-1930). Falecido em 6 de Março de 1930, foi um dos pioneiros na investigação da insulinoterapia.

Fonte: FRANK, Paul, e BROGARD, Jean-Marie - Professeur Léon Blum, promoteur de l'insulinothérapie en France (1878-1930). In: Histoire & Patrimoine Hospitalier, n.º 21, 2009. Disponível em http://judaisme.sdv.fr/perso/doctor/blumleon/blumleon.htm



A Universidade de Oxford em forma de préstito público: bedel, chanceler com pagens e corpo docente. Gravura de cerca 1910.

Deputação universitária no cortejo cívico evocativo dos 500 anos do aniversário de Joana d'Arc, que teve lugar em Orleães, em 8 de Maio de 1912.

Fonte: Blogue do Prof. Jérôme Bonnard, da Fac. de Direito Paris VIII, "nos-Facs-de-droit", http://nos-facs-de-droit.over.blog.com/50-index.html

Reitor, bedeis e decanos da Université de Perpignan (fundada em 1349).

Gravura de Jean Beugnet, século XVIII. O documento confirma a diversidade de hábitos e de insígnias nas universidades francesas em fase anterior à imposição de um modelo estandardizado de toge em todas as instituições de ensino superior francesas de missão não politécnica que teve lugar no período napoleónico.