sábado, 25 de fevereiro de 2012

A vida como um filme. Fama e celebridade no século XXI. Lisboa: Texto: 2011, obra coordenada por Eduardo Cintra Torres e José Pedro Zúquete, apresentada em Lisboa em 2011
O livro reune estudos interdisciplinares assinados por Jamil Dakhlia (A peopolização política ou a cultura da celebridade em versão francesa), Paul Hollander (A cultura da celebridade americana, a modernidade e a decadência), Eduardo Cintra Torres (Televisão. A celebridade em estado natural), Fabiana Moraes e Maria Eduarda da Mota Rocha (Tão perto, tão longe. O cotidiano encantado dos famosos na revista Caras brasileira), Martin Conboy (Celebridade na cultura tablóide britânica), Mart Stefon (The dogs on Main Street Howl... Bruce Springsteen, sonhos americanos e os laços que os unem), Ana Jorge (Celebridades e jovens em Portugal. Da televisão aos novos media), Maria Claudia Coelho (O dilema do fã. A experiência emocional da idolatria), e Paulo Unhas (Fama e tempo).
Leitura aconselhável aos alunos dos cursos de marketing, relações públicas, protocolo e cerimonial. Aconselhável em Ciências da Educação e estágios como leitura muito útil para professores em funções de diretores de turma quando elaboram os diagnósticos de turma e procuram traçar o perfil de aspirações profissionais dos seus alunos. Deve ser lido pelo cerimonialista como um exercício reflexivo sobre como lidar com o deslumbramento mediático dos titulares de cargos e políticos popstar, sem meter no armário o código de ética dos profissionais da área. Relativamente a Portugal, o livro poderia ter incluído um study case sobre o primeiro ministro do XVII governo que incarnou pela primeira vez na prática política pósmoderna a figura do político popstar.
A completar esta leitura, e tendo em conta o diálogo com os meus amigos cerimonialistas brasileiros, leia-se com proveito:

CARDOSO, Letícia Conceição Martins - «A política de pop stars. O poder da personalidade no Governo de Roseana Sarney». São Luís: Universidade Federal do Maranhão, III Jornada Internacional de Políticas Públicas, 28 a 30 de agosto de 2007, pp. 1-10, http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIIIhtm/4d176a60b4f7f2fc4417Leticia%20Martins%20Cardoso.pdf.
COSTA, Thiago Ramires da - «A construção do popstar. A figura estratégica do ídolo das massas na indústria cultural». São Paulo: Universidade de São Paulo, Revista ANAGRAMA, ano 3, edição 2, Dez 2009-Fev 2010, pp. 1-15, http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/article/

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial