domingo, 4 de março de 2012

Escola Académica (3): exibição de esgrima no ginásio da Escola Académica, inaugurado em 29.5.1904
A Escola Académica era um estabelecimento de ensino privado localizado em Lisboa, fundado por António Florêncio dos Santos por 1865. Implementou desde a origem modalidades de ginástica sueca, germânica, esgrima e passeios ao ar livre. Faria parte do projeto educativo construção de uma piscina ou lago artificial para a prática de natação que em 1904 ainda não existia. O projeto do ginásio e o plano de exercícios foi orientado pelo Prof. de Medicina Jaime Mauperrin dos Santos.
No período em causa, e embora as escolas normais ministrassem educação física às futuras professoras do ensino primário, as escolas públicas de ensino primário e secundário não tinham campos de jogos, piscinas e ginásios. Quem tinha e podia oferecer excelentes instalações (camaratas, balneários, ginásios, sala de teatro) eram os colégios privados de associações laicas e das congregações religiosas, nomeadamente os da Companhia de Jesus. A diversidade da oferta educativa e a existência de instalações próprias para sala de estudo, ocupação dos tempos livres e práticas desportivas fazia parte da imagem de marca das escolas privadas e alimentava nas escolas públicas um espírito de hostilidade e despeito. Foi com base nos regulamentos internos deste tipo de escolas e colégios que a partir de 1902-1903 se fez a reforma das antigas casas de correção de menores e a passagem para um modelo mais evoluído de internato-escola assente num plano educativo e formativo consistente.
Fonte: O Occidente n.º 916, de 10.6.1904

5 Comentários:

Blogger António Alves disse...

Os Colegios Lisboa
estão mais modernos, continuam a ter actividades, mas só um pouco diferentes destas ;)

13 de março de 2012 às 10:14  
Anonymous Anónimo disse...

Qual è a data aproximada das fotos ?

Onde ficava, nessa altura, a Escola Academica ?

Pela foto vê -se que a esgrima era ensinada (dirigida) por um militar - sabe-se quem era ?

27 de fevereiro de 2014 às 02:48  
Blogger Virtual Memories disse...

A escola era privada, tinha sede em Lisboa (rua ainda não identificada), as fotos foram tiradas no 1.º semestre de 1904, não sei o nome do professor de esgrima.
AMNunes

27 de fevereiro de 2014 às 06:56  
Blogger VictorJ disse...

Professor (de esgrima) Câmara Leme.

20 de março de 2016 às 08:34  
Anonymous Anónimo disse...

Professor (esgrima) Câmara Leme.

20 de março de 2016 às 08:35  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial