sábado, 12 de maio de 2012

Um estudo sobre o cerimonial da Assembleia Legislativa de Pernambuco (2008)

Edlane Brandão de L. Nascimento e Sérgio José Pereira da Silva apresentaram em 2008 à Universidade de Pernambuco um trabalho académico intitulado «A importância do cerimonial na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco» (Recife: Universidade de Pernambuco, 2008, 45 p., disponível em http://www.alepe.pe.gov.br/paginas/vermonografias.php?doc=Sergio+Jos%E9Pereira+da+Silva.pdf). Orientou este trabalho a Prof. Marta Rocha e foi examinadora a Prof. Edna Cavalcanti.
A monografia integra uma primeira parte teórica, de estruturação simples e acessível, e uma segunda parte mais prática, orientada para o estudo de situação da Assembleia. No dizer dos autores "Este trabalho tem como propósito principal demonstrar a importância do cerimonial e protocolo na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco".
O trabalho apresenta a seguinte estrutura:

1-Introdução
2-Comunicação organizacional e política
3-Cerimonial e protocolo
4-O papel do cerimonial político
5-O cerimonial no Poder Legislativo
6-O cerimonial na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco
7-Conclusão
8-Referências bibliográficas

Os autores intentam distinguir em linguagem acessível conceitos como comunicação institucional, política, propaganda, administração de funcionários públicos, relações públicas, cerimonial e protocolo. Exemplificam e demonstram os raciocínios através de exemplos. Entendem o cerimonial como um instrumento imprescindível na construção da identidade e processos comunicacionais das instituições públicas. Uma atitude que faz toda a diferença relativamente a alguns complexozinhos de que vamos tendo notícia.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial