Virtual Memories

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Uma crónica sobre costumes estudantis (1910)

D1: estudantes em traje de cerimónia aguardam a chamada para os atos de formatura, gerais onde decorriam as aulas de Teologia e Direito, Coimbra, 1909. Muito rara figuração (e certamente a última) dos momentos que antecediam a entrada em ato, marcados pelos nervos em franja, que na gíria eram conhecidos por cólicas. As cólicas consistiam em passar a noite em branco a marrar a sebenta, vomitar, urinar descontroladamente, torcer as mãos, passear agitadamente no corredor em frente à sala dos atos. Concomitantemente eram narradas lendas nunca confirmadas sobre facécias ligadas aos atos (ex: na década de 1980 contava-se que uma aluna interrogada por um feroz lente fora acometida por um chelique e abortara, estorieta que os crédulos caloiros reproduziam como coisa verdadeira).

D2

D3

D4

D5

D6

D7: segunda parte de um artigo do estudante de Direito Sousa Costa sobre a vida estudantil em Coimbra e as festas de despedida dos cursos. Reprodução de diversas fotografias registadas em 1909 com traje académico de porte quotidiano e traje de cerimónia usado por alguns estudantes de Teologia e Direito nos atos de formatura. A primeira foto desta série confirma a tradição da ida aos atos com calções, meias altas e volta branca, elementos que a fazer fé nos relatos de vida, os estudantes universitários iam pedir emprestados ao seminário local.
Fonte: Serões n.º 55, de janeiro de 1910

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

«A bandeira da Misericórdia nos enterros reais» (1909)

M1Irmandade da Misericórdia de Lisboa nas escadarias da igreja de São Vicente de Fora a aguardar a chegada dos ataúdes do rei D. Carlos e do príncipe D. Luís Filipe, fevereiro de 1908. Os irmãos vestem  balandrau com capuz (devendo este estar deitado pela cabeça nos atos fúnebres), exibem a bandeira e um deles transporta a maça de prata com grilhões (insígnia amplamente fotografada e estudada neste blogue em 2008).

M2

M3

M4

M5

M6

M7

M8: RIBEIRO, Victor - «A bandeira da Misericórdia nos enterros reais», in Serões n.º 43, de janeiro de 1909
Artigo sobre a presença da irmandade da Misericórdia de Lisboa nas cerimónias fúnebres e na aplicação da pena de morte, com iconografia de apoio.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uma festa do Espírito Santo em Angra do Heroísmo (1901)

Angra (1)

Angra (2)

Angra (3)

Angra (4)

Angra (5): Foto-reportagem sobre as festas do Espírito Santo e tourada à corda realizadas na cidade de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores, em maio de 1901 (?).
Fonte: Serões n.º 3, maio/junho [de] 1901