sábado, 24 de agosto de 2013

Insígnias doutorais de Cânones no enxoval de Santo Ivo

Foto 1: Coxim processional com as insígnias doutorais de Santo Ivo, respetivamente borla e capelo conforme o modelo barroco usado na extinta Faculdade de Direito Canónico da Universidade de Coimbra.
Peças de indumentária do enxoval de Santo Ivo da Bretanha, imagem de roca do expressivo acervo da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, Museu das Cinzas, cidade de Vila do Conde, Portugal.
Créditos fotográficos: fotografias captadas no local em 2013
Estado de conservação da imagem de roca: muito bom
Condições técnicas de acondicionamento: bom
Capacidade de evacuação em caso de sinistro: deve ser melhorado
Estado de conservação da indumentária: bom (beca e estola)
Estado de conservação das insígnias: sinais de desbotamento provocados por elementos naturais durante as saídas processionais (chuva, humidades), secura e desintegração
Recomendações: encapsular o conjunto original, evitar o manuseamento direto (usar luvas) e as saídas processionais; estudar hipótese de encomendar réplica fiel;
Valor atribuído ao conjunto: excecional interesse artístico e patrimonial, não estando mapeado até ao momento em Portugal trabalho semelhante.
Referência técnica: esta borla doutoral vem referenciada em AMNunes, «Identidade(s) e moda. Percursos contemporâneos da capa e batina e das insígnias dos conimbricenses» (2013), com base na informação presente num vídeo da última procissão das Cinzas disponível no youtube. A visita ao Museu das Cinzas revelou a (surpreendente) existência de conjunto completo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial