Virtual Memories

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Barrete doutoral de Sagrada Teologia de Santa Teresa de Ávila, imagem de roca exposta no Convento de San Antonio Abad, Ciudad Real. Fotos da autoria de Juan Carlos Vela, publicadas em http://laplazueladelcarmen.blogspot.pt/2011_10_01_archive.html
Modelo correspondente ao bonete de quatro picos armado com quatro tiras de cartão unidas e forradas de pano preto. Ornamentação com borla doutoral de seda branca e laurea de fiapos, sem pega.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pormenor da capa de seda preta forrada de branco e do chapéu de cartão forrado de tecido preto e ornamentado com presilha, tope e plumas bancas, que compunham o traje de gala dos membros das câmaras municipais até à década de 1880. Imagem publicada nos Anais do Município de Coimbra, V, 1890-1903. O cerimonial público, o traje institucional e as varas de governo dos municípios eram replicados a partir dos regulamentos das câmaras de Coimbra e do Porto, podendo notar-se variantes de pormenor. Era o caso das varas douradas em uso nos municípios de Coimbra e de Angra do Heroísmo, quando na maioria das câmaras eram brancas. No município de Coimbra, os últimos trajes conhecidos foram mandados fazer na cidade do Porto, pelo mesmo figurino dos então usados pela câmara e senado daquela cidade.

O Doutor António Luiz de Sousa Seco na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Coimbra com o antigo traje de gala completo, exibindo o chapéu emplumado e a vara dourada.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Santa Teresa de Ávila Doutora da Igreja em Sagrada Teologia: hábito feminino carmelita (túnica, escapulário, capa e coifa) com capelo branco debruado a ouro e barrete preto laureado de seda branca com o clássico florão.
Painel de azulejos na fachada de uma habitação particular em Vall de Uxó, finais do século XVIII (ca. 1790). Recolha e publicação de Pascual Moreno, http://www.retabloceramico.net/articulo0517.htm