Virtual Memories

sábado, 26 de março de 2016



Retrato de corpo inteiro de Santa Teresa de Ávila como doutora da Igreja. Enverga hábito feminino carmelita composto por hábito castanho, capa branca e coifa. Está adornada com as insígnias doutorais de sagrada Teologia, a saber: capelo doutoral de dupla murça, sendo a interior preta e a exterior branca, ornado de quatro jogos de alamares dourados, não sendo apercebível o capuz posterior; barrete doutoral de quatro picos, de estrutura cartonada forrada de seda preta, com laurea de seda branca e florão central agaloado a ouro.
Imagem divulgada pelo P. Eduardo Sanz Miguel, http://padreeduardosanzdemiguel.blogspot.pt/2015/01/las-carmelitas-descalzas-de-murcia.html, que não refere a localização do quadro (Múrcia?).

quinta-feira, 24 de março de 2016



Postal ilustrado circulado em 1911 com o selo da 1.ª República, mas utilizando fotografia anterior (década de 1880). Documenta o hábito talar de cerimónia do secretário e mestre de cerimónias da UC constituído por abatina preta avivada, de carcela dupla, capa de tipo mantéu, sapatos de fivela, calções, meias de seda, luvas brancas e bastão de prata.