sábado, 7 de abril de 2018


Alguns uniformes de liceus franceses
(2ª metade do séc. XIX: 1860 e ss.)

Uniforme masculino de inspiração militar e /ou policial composto por calças compridas azuis escuras, dólman (túnica) azul escura; colete; boné de pala (képi) azul escuro, luvas escuras em pele.
Confecionado em pano de lã, com debruns vermelhos no colarinho e costuras das calças, dólman e boné. Botões metálicos amarelos com motivos incisos. Motivos bordados no colarinho do dólman.
Este traje foi usado em diversos liceus franceses entre o século XIX e inícios do século XX, bem como nalguns colégios privados. Foi alvo de edição em postais ilustrados e têm aparecido à venda exemplares completos em casas de antiguidades.
Entre finais da década de 1850/inícios da década de 1860 esteve em discussão uma proposta que tinha como objetivo implantar na UC e no Liceu um uniforme masculino deste figurino.

Estudantes do Liceu de Avinhão.

Evolução dos uniformes usados nas escolas de artes e ofícios (comerciais e industriais). Os dois últimos figurinos documentam o traje de aluno interno e o de aluno externo, com diferenças no dólman, sendo o casacão de inverno idêntico. Este postal refere-se à escola de Châlons sur Marne.


Aluno do Liceu de Nantes, década de 1860. Visíveis as polainas de lã em azul escuro ou em preto sobre os sapatos.

Alunos da escola de artes e ofícios de Châlons sur Marne, ca. 1905.









0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial