Questões dos leitores
Resposta:
Do ponto de vista da argumentação, tem toda a razão. A associação cromática às ciências médicas deveu-se apenas ao facto de se tratar de um santo com poderes curativos numa lógica providencialista das maleitas e das mezinhas. Há outros santos/santas que não aparecem com insígnias médicas mas apenas com os símbolos na mão ou ao colo, caso de Santa Ágata/Águeda com os seios numa taça, ou de Santa Luzia/Lúcia com os olhos numa bandeja.
Santo Ovídeo exibir insígnias de Teologia, Leis, Cânones ou Artes Liberais não faria sentido.
No panteão espanhol e mexicano os paradoxos ainda são mais enigmáticos. A maioria dos santos doutores da Igreja Católica não detentores de graus aparece com insígnias de Teologia (branco) ou de Teologia e Filosofia (branco e azul). No caso de São Tomás de Aquino é fácil, mas nos casos de Santa Teresa de Ávila, São João Nepomuceno e São João Escoto… temos umas quantas dúvidas e muito gostaríamos de saber quem terão sido os eclesiásticos que aconselharam os santeiros.
Para mim o caso português mais enigmático é o de Santo Ivo da Bretanha que na ordens terceiras franciscanas de Coimbra e Vila do Conde ostenta insígnias verdes de Cânones e em Ovar e no Porto borla branca e verde (Teologia e Cânones). E na irmandade de Mafra já confirmei insígnias verdes e vermelhas muito singelas (Direito Civil e Direito Canónico) para o mesmo santo. E na irmandade de Aveiro um capelo de modelo assaz pouco convencional, verde e branco!
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