sábado, 24 de agosto de 2019



Dois barretes académicos doados à Universidade das Baleares

Dois exemplares originais de barretes académicos, de estilo barroco, doados à Universitat des Illes Baleares pelo colecionador privado Josep Carles Tous, https://www.ultimahora.es/noticias/local/2001/09/27/827427/dos-birretes-con-historia-para-la-uib.html

O primeiro é em forma de chapéu preto /sombrero dos altos dignitários da China e Tibete, com as abas dispostas em três cantos e a copa ornada de florão de passamanaria. Nos séculos XVI-XVII os doutores não eclesiásticos da antiga Universidad de Alcalà de Henares usaram um sombreiro doutoral semelhante.
O segundo é um barrete preto quadrangular (de quatro picos) ornamentado com laurea franjada (flecos) e florão encimante, próximo do usado nas universidades de Cervera, Coimbra, México, Lima e Guatemala, e no Colégio Mayor do Rosário (Bogotá/Colombia).
Nos dois barretes, uma parte da franja é urdida em rede de pesacador, solução que também se usou em alguns barretes da UCoimbra na primeira metade do século XIX.


Cerimónia de colação do grau de doutor em Teologia, antiga Universidad de Alcalà de Henares, inícios do século XVII, tela existente na Universidad Complutense de Madrid. Um doutor em Direito Civil e dois doutores em Direito Canónico ostentam o mesmo tipo de sombreiro doutoral, com ampla franja de seda, mas sem o florão encimante. A simbologia é sempre a mesma, fazer ressaltar em todo o seu esplendor a árvore da ciência e os seus frutos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial