sexta-feira, 23 de agosto de 2019


São Tomas de Aquino como doutor angélico
Santo Tomas de Aquino, doctor angelicus

Pintura sacra, a óleo sobre tela de linho de São Tomás de Aquino como doutor da Igreja Católica. Tela proveniente do ex-Convento de Santa Mónica, datada de 1750. Integra as coleções da Mediateca INAH, cidade do México, disponível em https://www.lugares.inah.gob.mx/es/museos-inah/museo/museo-piezas/13724-13724-santo-tom%C3%A1s-de-aquino,-doctor-angelicus.html?lugar_id=402
São Tomás é exibido num carro alegórico onde triunfam as virtudes da fé, com hábito de dominicano. Sobre o hábito corporativo apresenta as insígnias doutorais de Teologia então usadas na Real e Pontifícia Universidade do México: capelo de seda/cetim preto, com sobreposição de murça branca munida de botões e capuz+um monumental barrete doutoral armado em cartão, com quatro arestas, forrado de preto, com laurea (franjados) e florão em seda branca. O barrete doutoral com florão /pega sobre a copa apenas se usa hoje em dia na Universidade de Coimbra e em algumas universidades brasileiras que seguem a tradição de Coimbra como é o caso da Universidade de São Paulo. Contudo, entre os séculos XVI e XIX a maior parte das universidades espanholas, incluindo as dos vice-reinos da América, usaram barretes académicos armados com florões de madeira ou metal revestidos de passamanaria de seda, uma solução que talvez não seja europeia mas sim de origem asiática.
Estes aparatosos barretes, próprios para exibir em cerimónias de pompa e circunstância também de confecionaram artesanalmente para confrarias e irmandades ricas. Por exemplo, as imagens de roca de Santo Ivo Doutor existentes nas ordens terceiras de São Francisco de Ovar e do Porto apresentam avantajados barretes doutorais de Direito Civil/Direito Canónico conformes com os modelos barrocos usados em Coimbra nalgumas universidades espanholas do século XVIII e primeira metade do século XIX. Por seu turno, o capelo de dupla romeira, com carcela de botões, é o modelo usado nas universidades de Espanha, com replicações nas Filipinas e no México.



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial