sexta-feira, 23 de agosto de 2019


Uma dissertação de doutoramento sobre a história da associação de estudantes da Faculdade de Farmácia de Lille (2016)

Parece pouco comum que os investigadores que não sejam de História ou de Ciências da Educação escrevam teses sobre as associações de estudantes e a vida estudantil. Eis um caso curioso em que M. Anthony Canonne escolhe para tema da sua dissertação de doutoramento em Farmácia a  história da associação de estudantes da Universidade de Lille: L'Association Amicale des Étudiants en Pharmacie de Lille, un mythe de 1878 à la reconaissance officielle de 19 mars 1930, Lille, Université de Lille 2, 2016, disponível em https://docplayer.fr/89695069-These-pour-le-diplome-d-etat-de-docteur-en-pharmacie.html
Este trabalho contém abundante iconografia e informação histórica sobre o gorro académico (la faluche), com alusão a cores, ornamentação com fitas e pins. Segundo Canonne, as fotografias dos estudantes de Lille anteriores a 1910 apenas permitem reconhecer uma fitinha de cetim verde aplicada como um galão em torno da base das gorras. Bem ao contrário dos estudantes de Montpellier que na década de 1890 já tinha aplicado gomos vermelhos nas copas das suas gorras à Rabelais. A partir de 1910 os afiliados da associação de estudantes de Farmácia de Lille terão começado a ornar os rebordos das suas gorras com pines metálicos dourados com o símbolo da Faculdade de Farmácia. O exercício de análise das imagens selecionadas por Canonne confirma que só pelos meados da década de 1920 é que os estudantes de Lille generalizaram o uso de fitas coloridas e de uma crescente parafernália de pines metálicos nas suas gorras.
Atualmente existem nas universidades francesas códigos que explicitam as cores e o design dos pines, dando conta de uma capacidade inventiva muito duvidosa que rivaliza com muitos dos regulamentos portugueses publicitados na net.

Ler mais:
Le code (de la faluche) Montpellierain, http://gnarflesite.free.fr/LE%20CODE%20MONTPELLIERAIN(faluche.net).pdf

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial