domingo, 20 de setembro de 2009


Estudante salmantino portador de loba talar, mantéu (daí o ser conhecido por "manteísta"), sapatos de fivela estilo império e sombreiro de feltro com abas reviradas. À semelhança de Coimbra, na Universidade de Salamanca existiam trajes para estudantes, mas não um uniforme de modelo único, variando muito as becas conforme os colégios.
Abolido o traje em 1834, os estudantes de Salamanca dele nada preservaram, nem sequer o mantéu. O que acaba por afirmar-se no século XIX são os trajes de fantasia consagrados como identidade visual das tunas. Esta situação tem vindo a gerar dificuldades em universidades espanholas onde se fala sobre a acuidade e benefícios a colher com a revitalização das cerimónias de colação dos graus de licenciado e de mestre. Não fazendo sentido adoptar um traje de tuna, algumas universidades como Navarra estão a apostar numa cerimónia simples onde se realiza a imposição da beca sobre os ombros do graduando em traje civil. Noutros casos, tem-se optado pela imposição do barrete doutoral na cabeça dos graduandos com indumentária civil (caso de Salamanca). Noutras situações, a imitação da "graduation" norteamericana parece imparável.
(gravura do Museo Internacional del Estudiante)

1 Comentários:

Blogger Carlos Manuel Lopes da Silva disse...

Visitem, tornem-se membros e comentem:

www.olhodocu.com

O Olho do Cú surge de uma ideia que provavelmente já passou pela cabeça de milhares de pessoas por esse mundo fora.
- Em que lugar poderei eu exercer a minha liberdade de expressão de modo a que esta seja vista e revista por milhares de pessoas?
- Onde poderei encontrar pessoas com vontade em expressar as suas opiniões, agrados e desagrados?

A resposta é simples…
www.olhodocu.com

Se nunca imaginou ser possível participar num projecto deste género…
Pensou que um lugar como este nunca iria surgir…
Se acha que esse lugar vai fechar…
Se pensa que aqui a sua opinião não conta…

Lamento informar, mas está redondamente enganado(a).

O Olho do Cú veio para soltar toda a m#%$& que está dentro de nós!!!

Para que não restem dúvidas aqui fica a principal motivação do Olho do Cú

Artigo 37.º
(Liberdade de expressão e informação)

1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.

2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.

3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficam submetidas aos princípios gerais de direito criminal ou do ilícito de mera ordenação social, sendo a sua apreciação respectivamente da competência dos tribunais judiciais ou de entidade administrativa independente, nos termos da lei.

4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta e de rectificação, bem como o direito a indemnização pelos danos sofridos.

in www.portugal.gov.pt - Constituição da República Portuguesa

Esta mensagem será apenas enviada uma única vez e tem por objectivo dar a conhecer um espaço que tem como máxima a "Liberdade de Expressão"

http://www.olhodocu.com

27 de setembro de 2009 às 10:25  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial