quinta-feira, 9 de dezembro de 2010


Docentes? Se sim, de que escola?
Esta fotografia, da autoria de J. Benoliel, integra o acervo do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa com a seguinte legenda e cota: "Grupo de lentes da Universidade de Coimbra no Palácio das Necessidades que veio apresentar ao rei [D. Manuel II] uma mensagem de congratulações", PT/AMLSB/AF/JBN/002751, Junho de 1908 (http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/sala/online/ ).
O documento fotográfico está incorrectamente identificado. Do que não pode tratar-se é de lentes da Universidade de Coimbra que não usavam fardamento militar nem antes nem após 1910 no âmbito das suas funções profissionais e protocolares. Era da tradição a UC enviar deputações às cerimónias de aclamação e funerais dos monarcas portugueses, mas os lentes envergavam sempre hábito talar e insígnias doutorais, mesmo nas situações limite, assim tendo acontecido no acto de juramento e aclamação de D. João VI no Rio de Janeiro.
À luz do rigoroso cerimonial da época e dos preconceitos que o rodeavam, seria vergonhoso os lentes vestirem-se com fardas que faziam lembrar o corpo de archeiros. Sujeitavam-se inclusivé aos rigores da praxe, podendo em tal situação ser punidos pelos estudantes.
Não serão antes docentes da Escola Naval ou da Academia Politécnica de Lisboa?

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial