quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Clio, Euterpe e Tália
Pintura de Eustache le Seur, 1652-1655, Paris, Museu do Louvre.
Clio, musa da História, foi modernizada. Mantém a trombeta da fama e a coroa de louros. O rolo de papiro foi substituído por um livro fechado. Em certos autores, a imagem de Clio é completada por um globo (o espaço) e uma clepsidra (o tempo). Além de todos os atributos referidos, a Clio da Universidade de Coimbra tem aos pés uma Esfinge egípcia, símbolo que constava do tímpano da primitiva Faculdada de Letras e constitui elemento identificativo da História tout court nos emblemas bordados, autocolantes, pastas de luxo, alfinetes de lapela e aneis de licenciatura.
Euterpe, sentada, com grinalda de flores nos cabelos, toca flauta. Na Universidade de Coimbra, a Cadeira de Música é tradicionalmente representada por uma figura feminina erecta, identificada por um pequeno órgão de tubos portátil e partituras musicais avulsas.
Tália, musa da comédia, traz coroa de folhas de hera e uma máscara cómica. Em representações menos comuns, esta musa podia ser identificada pelo cajado de pastor e clarim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial