quarta-feira, 3 de agosto de 2011



Funeral solene em Lima, Peru.

Aguarela da autoria do diplomata e artista francês Leonce Angrand (1808-1886), datada de 14.11.1838, pertencente a um conjunto de originais do acervo da BNF.

Algumas encontram-se reproduzidas na obra Imagen del Peru en el sigolo XIX. Lima: Editor Carlos Milla Batres, 1972.

O préstito é constituído por um padre revestido de túnica, dalmática (damasco preto e galões oiro) e ostentatório barrete barroco de quatro picos, borlas de seda branca e pega em forma de florão. Dois diáconos, com dalmáticas e barretes similares desfilam junto ao féretro que se encontra ladeado por dois tocheiros. O féretro parece montado sobre um esquife móvel (a ser esquife, não vemos os quatro varais) e mais provavelmente sobre catafalco forrado de panos pretos agaloados. Sobre o féretro repousa uma caveira, símbolo da morte, recoberta por um aparatoso barrete de borlas verdes.

O formato do barrete segue os tipos doutorais em uso no século XVIII e inícios do século XIX nalgumas universidades da Pensínsula Ibérica (sul de Espanha), de Portugal (Coimbra) e da América Latina (Universidad de Lima e Real y Pontificia Universidad de Mexico). O verde remete para Direito Canónico, o branco para Sagrada Teologia.

Agradeço a Dieter Philippi a comunicação desta imagem e o exercício conjunto de interpretação (Philippi Collection/The Bonete in Peru, http://philippi-collection.blogspot.com/2011/07/bonete-in-peru.html, edição de 2.7.2011).

1 Comentários:

Blogger WB disse...

Estimado amigo,

Serve este meio para lhe solicitar o seu endereço de mail, pois o anterior que tinha seu (kanguru.pt) parece já não estar activo, em razão d eum mail que lhe enviei e que me foi devolvido.

Precisava de contactá-lo com urgência.

notasemelodias@gmail.com

Forte abraço

Nota: este "comentário", por o não ser de facto, não faz sentido permancer depois de o ler.

4 de agosto de 2011 às 15:49  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial